Como são as aulas de Yoga para Crianças

As aulas acontecem 1 vez por semana.
A aula de 2 a 4 anos têm duração média de 45min e acima desta idade duração de 1h.


Estrutura básica de aula

Assim como um dia em nossas vidas, as aulas começam bem devagar, despertando cada parte do corpo, esta parte costuma ocorrer no solo. A aula vai acontecendo, passamos para posturas em pé até alcançar um ápice, um momento de atividade mais intensa, a partir deste ponto vamos "desascelerando" até chegarmos ao relaxamento final.


A Estrutura da aula é flexível, focada na necessidade da criança ou do grupo


É Nesta estrutura flexível que vamos somando ou revezando grandes ferramentas do yoga para crianças como a pintura de mandalas, contação de histórias, experiências lúdicas e sinestésicas...

O objetivo ou objetivos podem ser planejados, programados porém o estado tanto físico quanto psicológico em que se encontra a turma ou determinada criança é que será o grande decisório na escolha do que deve ser trabalhado naquele dia. Trabalhamos temas como amizade, auto-estima, respeito a sí e ao próximo, perseverança, ecologia, amor, entre outros.


Grande Colaboração e Participação de Todos

No Yoga Lúdico Niterói tanto no início das aulas quanto no final as crianças são estimuladas a arrumar a sala juntamente com o instrutor, elas começam a entender que tudo isso faz parte da nossa aula de yoga, onde todos colaboram e podem sempre dar sugestões respeitando as indicações do instrutor que visa alcançar os objetivos propostos para aquele dia. Esta atitude de participação e ajuda, a criança leva para sua vida cotidiana com os amigos e família.


Os Educativos Respiratórios ampliam a Capacidade Respiratória e a Concentração

É um método desenvolvido por Maurício Salem, instrutor de yoga para crianças, e formador de outros instrutores. Essas respirações que acontecem durante as práticas servem para aquecer, para manter um estado ou para estimular um relaxamento. Ajudam também muito na concentração, e no desenvolvimento da capacidade respiratória dos pequenos.


As Imagens da Fauna, Flora e Fenômenos Naturais, sabedoria em toda a Natureza

Imagens da Fauna e da FloraA criação deste material que é composto de imagens da natureza teve início quando o instrutor André Latham identificou que muitas crianças pela sua pouca idade ou pela falta de vivência junto a natureza, ainda não conheciam certos animais, ou não sabiam a variedade que uma espécie pode ter, por exemplo existêm muitos tipos de lagarta, com cores e formas diferentes.

As imagens servem para se conversar sobre a fauna, flora e fenômenos naturais de uma forma geral mas principalmente para aprendermos o que podemos tirar de sabedoria da natureza.

Por exemplo, conversando com com as crianças sobre a lagarta:

"Porque a lagarta se tocada ela queima? É porque ela quer nos machucar? Não. Porque esta é a forma que ela têm para se defender, ela é muito molinha e se alguém apertar mesmo que sem querer, ela "já era". Então é por isso que ela queima. Enquanto que nós não precisamos queimar, machucar alguém para mostrar se alguma coisa nos encomoda. Nós sabemos falar, podemos conversar sobre o que estamos sentindo."

E assim as crianças entendem que esta é a forma que a lagarta têm para se comunicar quando está em perigo, a feição no rosto das crianças muda completamente, elas agora aceitam a lagarta, e passarão a dar maior valor a capacidade de expressar seus sentimentos pela fala. Este tema também pode ser abordado através de contação de histórias.



desenhos